Publicidade

loading...

Cochonilhas - Aparentemente Inofensivas

18:31:00





Pequenas, brancas e quase imóveis, as cochonilhas aparentemente não oferecem grande perigo. Na verdade, aqueles que possuem pouco contato com plantas nem sequer as identificam como insetos. Mas as "casquinhas" esbranquiçadas sobre as folhas que, a primeira vista parecem inofensivas, depois de algum tempo mostram-se verdadeiras pragas e podem até matar aquelas plantas severamente atacadas. Ela é uma das pragas mais comuns em plantas ornamentais, normalmente tem pouco ou nenhum movimento na fase adulta e se fixa sobretudo nas folhas das plantas. 
Na planta infestada, surgem manchas amareladas ou esbranquiçadas na região onde as cochonilhas estavam afixadas. Esses pequenos seres sugam a seiva dos vegetais e, em alguns casos, há a introdução de toxinas que podem causar deficiência no transporte de nutrientes, algumas espécies são mais suscetíveis ao ataque, como as orquídeas, os cactos e os cítricos e quando acometidas, ainda se tornam menos resistentes a doenças fúngicas, bacterianas e a viroses. 
Esse inseto chega ao jardim por meio de introdução de exemplares já infestados. Portanto, para evitar seu aparecimento, é preciso ter cuidado com novas mudas adquiridas. Além disso, o controle preventivo também é importante. 
O óleo de neem (óleo extraído da árvore neem) no combate desta praga é bem indicado por se tratar de inseticida natural, que possui ação repelente e não prejudica o homem, o animal, o meio ambiente ou a própria planta. 
Vale lembrar que alguns insetos, como as joaninhas, são predadores dessa praga, portanto, podem ser considerados verdadeiros aliados nos jardins. 




Atenção: procure sempre ajuda profissional na hora de aplicar inseticidas, cuidado com crianças e animais.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links