Publicidade

loading...

Mantendo a Privacidade

08:16:00



Cerca Viva


É preciso um pouco de verde, de flores e de cheiro de mato para se viver bem e com qualidade e as cercas-vivas são uma bela opção para se alcançar este objetivo. Apesar da violência da modernidade, é possível utilizar este recurso sem comprometer a segurança e ainda garantindo um ótimo partido para o projeto paisagístico. Várias plantas podem ser usadas como cerca-viva e cada uma delas apresenta um efeito diferente. O importante é que elas tenham folhagem uniforme, densa, alta e volumosa, para que possam ser transformadas em verdadeiros "muros" verdes através das podas ou mesmo representem uma barreira natural. As cercas-vivas possuem três funções básicas: impedir o acesso, preservar a privacidade e bloquear os ventos. Para cada uma destas tarefas existe uma ou mais espécies, bem como a forma certa de cultivá-las.
Muito usado como cerca-viva, o fícus (Ficus benjamina) esta longe de ser considerado uma boa opção. Além de possuir raízes agressivas, que podem colocar em risco qualquer construção existente em um raio de 5 mts. de cada exemplar, ele é, na verdade, uma árvore de grande porte que chega a medir mais de 10 mts. de altura. Apesar disto, ainda é possível verificar muitas residências utilizando esta planta para esse fim, talvez pelo desconhecimento sobre o que ela pode causar. O ideal, antes de definir a espécie a ser utilizada como cerca-viva, é informar-se sobre seu porte e características gerais. Outro erro comum é o uso de cedrinho como cerca-viva. Também se trata de uma árvore de grande porte e, apesar de ser muito eficiente quando o objetivo é bloquear o vento, ele só deve ser usado em jardins muito amplos e em locais onde sua altura será uma aliada futuramente e nunca um inconveniente.
Para podar cercas-vivas você vai precisar de tesourão especial para poda, ceifadeira ou cortador elétrico de cerca-viva, mas sobretudo, irá precisar de muita disposição para efetuar o trabalho a cada um ou dois meses, dependendo da velocidade de crescimento da espécie escolhida. Lembre-se ainda que a beleza de sua cerca está na manutenção da mesma. É aconselhável não descuidar da limpeza, retirando folhas secas e podando toda vez que a cerca começar a perder o formato retangular característico, que imita um muro.
No caso de trepadeiras, é preciso controlar as espécies mais vigorosas, para que elas não avancem para as casas vizinhas ou tornem-se um "matagal", escondendo a fachada.
A adubação, com material orgânico ou NPK 10-10-10, pode ser semestral, mas não se esqueça de manter uma boa irrigação, afinal, a cerca precisa ser mantida sempre viva.



Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links