Amigos Multifloranet

As plantas e Seus Nomes Religiosos

10:58 Posted by Multiflora Fernandopolis

Que tal ter Santo Antônio, São João e São Miguel no Jardim? Bem, na verdade, este santuário é um pouco diferente, feito apenas com plantas. Se pesquisar encontrará dezenas de espécies que ganharam nomes populares associados à imagem, momento ou objeto religioso. Estes nomes surgem, em muitos casos, devido à semelhança. É o caso, por exemplo, da flor-de-santo-antonio (cuphea ignea), que possui a forma da imagem de santo. Já a flor-de-são-miguel (petrea subserrata), é azul-aroxeada como a cor do manto de São Miguel Arcanjo. A coroa-de-cristo (euphorbia milii) é cheia de espinhos, lembrando a usada por Cristo na crucificação. Não há quem não se encante com essas histórias e detalhes. E essa sensação se repete com outras espécies como as folhas-de-maria (iresine herbstii), e do coração-de-jesus (caladium x hortulanum)

"E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro."
(Daniel 12,1)
De onde vêm?

Apesar das plantas possuírem nomes botânicos de origem latina ou grega, os nomes populares são regionais e mais usados pela sociedade. O certo seria aprendermos os botânicos também por serem uma língua universal. Existe um para cada espécie, mas por qual circunstância surgem os nomes populares?

1º pela má interpretação do nome botânico. Ex: aspargos (asparagus sp) 2º pela semelhança com coisas ou animais. Ex: crista-de-galo 3º pela propriedade ou comportamento da planta. Ex: flor-de-maio (schulumbergera truncata) por florescer em maio 4º crença, simbologia ou superstição. Ex: lágrima-de-cristo ou dinheiro-em-penca.

Além das formas, há plantas que remetem a fatos religiosos. O cipó-de-são-joão (pyrostegia venusta) recebeu este nome porquê floresce durante o mês das festas de São João e a quaresmeira porque dá flor durante a quaresma. Já as folhas do lírio-da-ressureição (kaempferia pulchra) desaparecem no outono-inverno para resurgirem depois com flores, da mesma forma que Jesus renasce todos os anos em 25 de Dezembro. O lirio-de-finados (lilium longiflorum) é produzido em outubro-novembro e comercializado como flor de corte, principalmente no feriado de Finados.


Acontece também a associação da imagem do santo a as flores, como a Santa Rita que sempre aparece rodeada de rosas. E não é só ela, há flores que representam alguns santos. Devotos de São José levam muitos lírios-de-são-josé (hemerocallis flava) em 19 de Março, data em que é cultuado no catolicisno. O lírio é também uma figura forte na imagem de Santo Antônio por ele ter em sua roupa algumas flores desta espécie. No caso de Santo Expedito, a primeira lembrança é de estar, segurando uma espada em uma das mãos e na outra uma palma. As rosas já fazem parte da história de Santa Terezinha.
Se quiser criar um jardim neste estilo, saiba os locais mais recomendados para cultivar as "santas" plantas:
Cerca-Viva: Coroa-de-Cristo (euphorbia milii) - Árvore-de-São-Sebastião (euphorbia tirucalli)
Vasos e Jardineiras: Flor-de-Santo-Antônio (cuphea ignea) - Coração-de-Jesus (caladium x hortulanum) - Flor-da-Páscoa ( euphorbia pulcherrima) - Lança-de-São-Jorge (sanseveria cylindrica)
Grades, Pérgolas, Pórticos e Treliças: Cipó-de-São-João (pyrostegia venusta) - Flor-de-São-Miguel (petrea subserrata) - Lágrima-de-Cristo (clerodendron thomsonae) - Santa-Rita (bougainvillea spectabilis) - Jasmim Asa-de-Anjo (jasminum nitidum) - Madressilva (lonicera japonica)
Canteiros: Aleluia (senna macranthea) - Erva-de-São-João (hypericum perforatum) - Erva-do-Bispo (aegopodium podagraria) - Espada-de-São-Jorge (sansevieria trifasciata) - Lança-de-São-Jorge (sansevieria cylindrica) - Lírio-da-Ressureição (kaempferia pulchra) - Lírio-de-São-José ( hemerocallis x hybrida) - Paina-de-Santa-Barbara (asclepias physocarpa) - Palma-de-Santa-Rita (gladiolus hortulanus) - Quaresmeira-Arbustiva (tibouchina moricandiana) - Santa-Luzia (commelina erecta) - Moisés-no-Berço (tradescantia spathacea)
Muros e Paredes: Coração-de-Maria (iresine herbstii)
Forração: Grama-de-São-Agostinho (stenotaprum secundatum) - Grama-São-Carlos (axonopus compressus)
Espelhos d´Água e Lagos: Erva-de-Santa-Luzia (pistia stratiotes)
A Multiflora Fernandopolis, tem estas e muitas outras espécies de flores e plantas para tornar sua vida ainda melhor. Acesse multifloranet.com.br

8 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Fique sempre atualizado!
Receba nossos artigos por e-mail