Publicidade

loading...

As plantas e Seus Nomes Religiosos

10:58:00

Que tal ter Santo Antônio, São João e São Miguel no Jardim? Bem, na verdade, este santuário é um pouco diferente, feito apenas com plantas. Se pesquisar encontrará dezenas de espécies que ganharam nomes populares associados à imagem, momento ou objeto religioso. Estes nomes surgem, em muitos casos, devido à semelhança. É o caso, por exemplo, da flor-de-santo-antonio (cuphea ignea), que possui a forma da imagem de santo. Já a flor-de-são-miguel (petrea subserrata), é azul-aroxeada como a cor do manto de São Miguel Arcanjo. A coroa-de-cristo (euphorbia milii) é cheia de espinhos, lembrando a usada por Cristo na crucificação. Não há quem não se encante com essas histórias e detalhes. E essa sensação se repete com outras espécies como as folhas-de-maria (iresine herbstii), e do coração-de-jesus (caladium x hortulanum)


"E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro."
(Daniel 12,1)

De onde vêm?
Apesar das plantas possuírem nomes botânicos de origem latina ou grega, os nomes populares são regionais e mais usados pela sociedade. O certo seria aprendermos os botânicos também por serem uma língua universal. Existe um para cada espécie, mas por qual circunstância surgem os nomes populares?

1º pela má interpretação do nome botânico. Ex: aspargos (asparagus sp) 
2º pela semelhança com coisas ou animais. Ex: crista-de-galo 
pela propriedade ou comportamento da planta. Ex: flor-de-maio (schulumbergera truncata) por florescer em maio 
4º crença, simbologia ou superstição. Ex: lágrima-de-cristo ou dinheiro-em-penca.

Além das formas, há plantas que remetem a fatos religiosos. O cipó-de-são-joão (pyrostegia venusta) recebeu este nome porquê floresce durante o mês das festas de São João e a quaresmeira porque dá flor durante a quaresma. Já as folhas do lírio-da-ressureição (kaempferia pulchra) desaparecem no outono-inverno para resurgirem depois com flores, da mesma forma que Jesus renasce todos os anos em 25 de Dezembro. O lírio-de-finados (lilium longiflorum) é produzido em outubro-novembro e comercializado como flor de corte, principalmente no feriado de Finados.

Acontece também a associação da imagem do santo a as flores, como a Santa Rita que sempre aparece rodeada de rosas. E não é só ela, há flores que representam alguns santos. Devotos de São José levam muitos lírios-de-são-josé (hemerocallis flava) em 19 de Março, data em que é cultuado no catolicisno. O lírio é também uma figura forte na imagem de Santo Antônio por ele ter em sua roupa algumas flores desta espécie. No caso de Santo Expedito, a primeira lembrança é de estar, segurando uma espada em uma das mãos e na outra uma palma. As rosas já fazem parte da história de Santa Terezinha.


Se quiser criar um jardim neste estilo, saiba os locais mais recomendados para cultivar as "santas" plantas:

Cerca-Viva: Coroa-de-Cristo (euphorbia milii) - Árvore-de-São-Sebastião (euphorbia tirucalli)

Vasos e Jardineiras: Flor-de-Santo-Antônio (cuphea ignea) - Coração-de-Jesus (caladium x hortulanum) - Flor-da-Páscoa ( euphorbia pulcherrima) - Lança-de-São-Jorge (sanseveria cylindrica)

Grades, Pérgolas, Pórticos e Treliças: Cipó-de-São-João (pyrostegia venusta) - Flor-de-São-Miguel (petrea subserrata) - Lágrima-de-Cristo (clerodendron thomsonae) - Santa-Rita (bougainvillea spectabilis) - Jasmim Asa-de-Anjo (jasminum nitidum) - Madressilva (lonicera japonica)

Canteiros: Aleluia (senna macranthea) - Erva-de-São-João (hypericum perforatum) - Erva-do-Bispo (aegopodium podagraria) - Espada-de-São-Jorge (sansevieria trifasciata) - Lança-de-São-Jorge (sansevieria cylindrica) - Lírio-da-Ressureição (kaempferia pulchra) - Lírio-de-São-José ( hemerocallis x hybrida) - Paina-de-Santa-Barbara (asclepias physocarpa) - Palma-de-Santa-Rita (gladiolus hortulanus) - Quaresmeira-Arbustiva (tibouchina moricandiana) - Santa-Luzia (commelina erecta) - Moisés-no-Berço (tradescantia spathacea)

Muros e Paredes: Coração-de-Maria (iresine herbstii)

Forração: Grama-de-São-Agostinho (stenotaprum secundatum) - Grama-São-Carlos (axonopus compressus)

Espelhos d´Água e Lagos: Erva-de-Santa-Luzia (pistia stratiotes)

Postagens Relacionadas

8 comentários

  1. Muito boa sua matéria bem explicada
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. QUE POST FANTÁSTICO!
    AMIGA, foi a primeira matéria que li sobre tão importante tema em termos de analogia cientifica/religiosa...oportunidade em que faço questão de parabenizá-la pela exaustiva pesquisa para poder nos proporcionar um post de qualidade!
    Parabéns por mais um excelente post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. eu até entao nao tinha ideia do pq dos nomes. Mas vc tirou de letra com esse texto completo.

    bjs e bom domingo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns além de não conhecer alguma,nunca me passou saber qual seria o nome religioso...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post, vou agora mesmo Twittar, adorei

    ResponderExcluir
  6. haaaaaaaaaaaaaaaa........, fala serio, como nao gostr? bom, os gostos sao deferentes. amei. bjo, fui

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links