Publicidade

loading...

Atraindo Pássaros Para Seu Jardim

12:13:00



Água – numa fonte, tanque ou pequeno bebedouro suspenso – é irresistível aos pássaros.
Uma fonte de água é essencial em qualquer programa de atração de pássaros. Muitas espécies que não comem a comida que oferecemos, podem ser atraídos para o jardim simplesmente pela água. Em regiões áridas, a água é um recurso escasso para os pássaros, e também a coisa mais importante que se pode oferecer a eles. E até mesmo em regiões úmidas, a água, na forma como os pássaros a preferem, pode ser difícil de ser encontrada. Isso fica mais evidente nos períodos de estiagem, quando eles têm de procurar muito, por um local a para beber e banhar-se.
Existem vários modos de oferecer água a eles e ao mesmo tempo embelezar o jardim. Podemos criar desde poças artificiais de chuva, espelhos d`água e lagos artificiais até tanques ou um simples bebedouro. Se você possui um laguinho com peixe por exemplo ele pode ser adaptado às necessidades particulares dos pássaros. Mas se você estiver começando do zero, um tanque simples pode ser construído facilmente, afinal se a intenção for atrair os pássaros e não se preocupar com a beleza do jardim tudo pode ser aproveitado, uma bacia plástica, um barril velho de vinho, uma tina, um simples buraco no solo coberto por plástico, ou até mesmo um simples regador velho, pode induzir os pássaros a usarem a água que você oferece, tudo é válido, solte a imaginação.
Qualquer que seja a forma escolhida, o importante é que a água seja sempre fresca, limpa e abundante. Os bebedouros devem ser esvaziados e reabastecidos com freqüência, particularmente no verão onde o calor é mais intenso. A água oferecida aos pássaros não deve conter nenhum tipo de produto químico, o cloro que é muito comum em água encanada pode ser prejudicial aos pássaros, nestas circunstâncias, o melhor é ferver a água ou deixá-la descansando por um certo período num recipiente de boca larga, para que o cloro evapore. Da mesma forma tome cuidado com defensivos e fertilizantes que você usa no jardim não contamine a água dos pássaros, seria lamentável você atraí-los para, sem querer, acabar por envenená-los.
A água deve estar acessível e disponível em todas as estações do ano, para que com o passar do tempo gere uma certa confiabilidade dos pássaros em visitar seu jardim, logo os pássaros vão acabar descobrindo que, se as fontes naturais se alteram, em sua casa está sempre à disposição deles, chova ou faça sol, o ano inteiro.
A superfície onde os pássaros entram na água deve ser áspera, permitindo firmeza no pisar. Materiais com textura apropriada para bebedouros seriam o concreto, a pedra, o seixo, a cerâmica rústica ou a areia e superfícies lisas e escorregadias, como plástico ou metal, não podem ser considerados apropriados.
O recipiente d`água deve possuir uma sequência gradual de profundidade, quase todos os pássaros de jardim têm medo de água com espelho com mais de 5 ou, no máximo 7cm de profundidade. Construir um poleiro ou se existir um beiral, onde possam pousar antes de entrar na água, seria também muito adequado. As dimensões e instalação de um bebedouro são cruciais. As medidas mais adequadas são de 60 a 90cm de diâmetro, com piso descendo gradualmente para, no máximo 7cm no ponto mais fundo. Se o bebedouro for colocado em local aberto, deve ser instalado a pelo menos 90cm do solo, para assegurar proteção contra predadores – gatos por exemplo. A Multiflora Fernandopolis, através da Multi Vasos fabrica bacias em concreto, fontes e chafarizes que seriam uma ótima opção de bebedouro aos pássaros e sem duvidas de grande beleza ornamental para seu jardim, são diversos modelos com tamanhos e formas variadas. Acesse multifloranet.com.br


Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links