Publicidade

loading...

Conheça Todos os Segredos do Guaraná

17:36:00


Muito se questiona sobre o guaraná, suas propriedades e formas de cultivo, pois bem o guaranazeiro (Paullinia cupana, variedade sorbilis (Martius) Duke) é uma planta nativa da Amazônia e seu fruto é conhecido como guaraná. Seu fruto se parece muito com um olho, o que chama muito atenção para esta fruta, também muito conhecido no Brasil e no mundo pelo refrigerante que é produzido de seus frutos. Mas pouco se conhece desta fruta além do refrigerante, então vamos conhecer mais. Da família das sapindáceas, é uma espécie vegetal arbustiva e trepadeira, cujo nome provém do termo indígena "varana", que significa árvore que sobe apoiada em outra. Sua principal área de cultivo era na Amazônia pelos índios maués. Porém já é muito cultivado no baixo sul da Bahia. Seu cultivo é de grande importância sócio-econômica para a região em virtude de ser explorado por pequenas propriedades e por ser uma atividade típica de agricultura familiar, com cerca de 8.000 há plantados e com produção de 2.600 toneladas com média superior a 500 kg/há, contra os menos de 300kg/há da região produtoras da Amazônia. A região reúne condições mais propícias ao desenvolvimento da planta, com boa distribuição de chuvas ao longo do ano, solos de maior fertilidade e baixa incidência de doenças como a antracnose.
Clima e Solo:
Trata-se de uma espécie adaptada à baixa altitude, clima quente e úmido com 85% de umidade relativa, 26ºC de temperatura média anual e precipitação anual entre 1.500 a2000 mm. Os solos onde normalmente são plantados os guaranazeiros são de terra firme, profundos, bem drenados, porém quimicamente pobres. Plantios comerciais em solos férteis têm apresentado índices maiores de desenvolvimento vegetativo e de produtividade, como no caso das plantações da Bahia
Preparo de mudas:
A propagação por sementes é dificultada devido às suas características de perda rápida da viabilidade, não suportando desidratação acentuada nem baixa temperatura, enquadrando-se no grupo de sementes recalcitrantes e também a constituição genética altamente heterozigótica da planta faz com que as características desejáveis sejam perdidas imediatamente, se forem propagadas por sementes, devido à segregação dos genes. As mudas propagadas por sementes devem ser oriundas de matrizes de alta produtividade e qualidade de frutos. A semente de guaraná perde o seu poder germinativo com cerca de 7 dias, daí a necessidade da urgência em realizar a semeadura, para a obtenção das mudas bem formadas. O período de formação das mudas é em média 18 meses após a semeadura.
Plantio:
O plantio do guaranazeiro no Sul da Bahia pode ser feito durante o ano inteiro, recomendando-se, entretanto o aproveitamento dos dias chuvosos para realização do mesmo. As covas devem ser abertas com as dimensões de 40cm em todas as direções e previamente adubadas com matéria orgânica com pelo menos 30 dias antes do plantio das mudas. Para o plantio definitivo faz-se uma seleção das mudas no viveiro, aproveitando as mais vigorosas. Os espaçamentos mais recomendados são de 4 x 4m e 5 x 4m.
Tratos culturais:
As mudas de guaraná recém-plantadas devem ser mantidas livre do mato, evitando a concorrência em água, luz e nutrientes. Para tanto recomendam-se 2 limpas e 4 coroamentos no ano. O coroamento deve ser feito em círculo a uma distância de 1,50m em volta da planta nos dois primeiros anos e 2,0 m nos anos subseqüentes.
A poda de formação é utilizada nos três anos iniciais após o plantio. Devem ser mantidos apenas 3 lançamentos emitidos a partir de uma altura de 30 cm do solo. O caule principal deve ter o seu broto terminal podado com cerca de 1,70 m a fim de formar uma copa mais densa e evitar o seu tombamento por excesso de altura.
Adubação:
A adubação é indispensável, para tanto convém realizar a análise química do solo. A primeira adubação básica é feita 3 meses após o plantio. A quantidade de fertilizante pode variar com a idade da planta. Plantios com 1 ano de idade recomenda-se aplicar 200 gramas da fórmula ( 11- 30 - 17 ), conhecida regionalmente, como Fórmula A. A partir dos 4 anos aplicar 600 gramas da formulação indicada acima.
Praticamente não há problemas de pragas e doenças causando danos econômico aos guaranazeiros nas áreas sul da Bahia, ao contrário do município amazonense de Maués, o qual teve seus plantios praticamente dezimados pela antracnose em associação com outras doenças. Em virtude dos problemas ocorridos a produtividade no município caiu de 127 kg/ha/ano para 43 kg/ha/ano.
Produtos:
Pode ser usado na indústria farmacêutica e na fabricação de sucos,refrigerantes, xaropes, bastões e o famoso pó de guaraná. As propriedades atribuidas ao guaraná são: combate a cólicas, afrodisíaco, estimulante, ação tônica cardiovascular, combate a nevralgias e enxaquecas e ação febrífuga e diurética. Afirma-se que mesmo o uso terapêutico da cafeína pode causar dependência psíquica e síndrome da abstinência. No uso cosmético, é indicado para tratamento de pele oleosa e celulite. O guaraná contém: açúcares, proteína, tanino, cafeína, amido, potássio, ferro, fósforo, cálcio, vitamina A e tiamina. O teor da cafeína na semente do guaraná pode variar de 2,0 a 5,0 %, maiores que se comparados com a do café (1 a 2%), mate (1%) e cacau (0,7%).
Produtividade e Colheita:
Para plantações comerciais a produtividade média é em torno de 1.000 kg de amêndoas secas por ha/ano a partir do sétimo ano do plantio.
A colheita ainda é manual, retirando-se os frutos maduros (abertos) ou os cachos. Após a colheita, os frutos devem ser amontoados num galpão por dois a três dias, para uma leve fermentação. Devem ser despolpados, manualmente ou por meio de máquinas, secados ao sol ou até mesmo com auxílio de secadores artificiais. A secagem artificial deve ser lenta e leva em torno de quatro a cinco horas para atingir em torno de 9% de umidade, considerado a ideal. Desta forma, o grão de guaraná torrado é conhecido como guaraná em rama. Depois disso tudo que tal bebermos um delicioso guaraná geladinho. Floricultura Multiflora Fernandopolis - multifloranet.com.br

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links