Publicidade

loading...

Vaso Ecológico Fibra de Coco - Como é Feito?

05:49:00

Muito se questiona a respeito do vaso de fibra de coco, como ele é produzido, quais materiais são usados na fabricação, como é feito o processo de transformar o coco em vaso. Pois bem, fui atrás das informações. Hoje na Multiflora Fernandopolis temos dois principais fornecedores de vaso de fibra de coco, um deles é o Produtos Mato Verde da cidade de Bady Bassitt e o outro Produtos Holanda de Rio Claro, todos de excelente qualidade, porém são bem diferentes um do outro, tanto na maneira da industrialização como na estética e preço.



Atualmente são produzidos em escala industrial mais de 100 artigos de fibra de coco relacionados a jardinagem e decoração, dentre eles podemos destacar os palitos para paisagismo, forragem, substratos, materiais de decoração, placas acústicas e térmicas, vasos e arandelas (vasos de parede). Devido a proibição do comércio de xaxim, as empresas tiveram que encontrar um substituto com as mesmas características e o coco verde se assemelha muito ao xaxim. Foi uma alternativas criativa e muito bem-vinda, já que as carcaças de coco, embora absorvidas pelo meio ambiente, são um problema nas regiões litorâneas, onde os moradores e turistas consomem muita água da fruta.
O processo é bem simples, a carcaça do coco é moida até se obter uma espécie de pó granulado, em seguida vem a aglutinação do material ou seja é usado um latex natural e sintético ao mesmo tempo, com relação de peso de 30% de latex por 70% de coco.


A próxima estapa da produção consiste em prensar este material fazendo uma moldagem de acordo com o formato desejado e finalmente um processo de vulcanização, que no caso exige o uso de uma estufa. Para a produção deste tipo de vaso pode ser usado ainda fibras curtas de coco, que podem ser sobras da fabricação de outros produtos como é o caso de pincéis ou de estofados de automoveis, ou seja é um processo100% aproveitável, que favorece a natureza em vários aspectos, retira as carcaças de coco do meio ambiente, protege uma espécie em extinção no caso o xaxim e ainda gera fonte de renda para um produto que iria ser jogado fora na natureza.
Portanto se tornou uma atividade bastante lucrativa já que a cada dia que passa as pessoas se concientizam cada vez mais sobre a importância da preservação da natureza.Aqui na Floricultura Multiflora Fernandopolis você encontra também um novo tipo de vaso ecológico conhecido como ecoxim e recentemente recebemos um que é derivado da fibra da cana-de-açucar, por sinal muito bonito. Acesse multifloranet.com.br



Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links