Amigos Multifloranet

Árvores em Vasos - Cultivando Ficus

17:57 Posted by Multiflora Fernandopolis


Cultivar plantas arbóreas não é privilégio de quem possui um amplo jardim, como já postei anteriormente as espécies do gênero Ficus podem se desenvolver em interiores plantados dentro de vasos, tornando-se um importante elemento na composição de um ambiente. Me responda qual a característica comum entre Figueira-chorona, Figueira-da-Índia, Unha-de-gato e Seringueira? Apesar da aparente diversidade, todas pertencem à mesma família de plantas, o gênero Ficus. É comum entre elas uma afinidade botânica, com o mesmo tipo de inflorescência e frutos e uma secreção leitosa. O gênero Ficus é originário de regiões tropicais e subtropicais da África, Europa e Ásia, possui mais de 2000 espécies, sendo a mais conhecida e cultivada a Ficus elastica, conhecida popularmente por Seringueira, a árvore de onde é extraído o látex, que por sua vez dá origem a borracha. No uso ornamental poucas dessas espécies são utilizadas, devido às suas características próprias, porém podemos dividí-los em três grupos: troncosos, arbustivos e trepadeiras.
Dentre os arbustivos destaca-se o Ficus benjamina, que apresenta cerca de 11 variedades, com diferenças de folhagens e cores, porém a mais apreciada é a Figueira-chorona, todos se encantam com seus ramos de curvatura acentuada, folhas verdes escuras e brilhantes, sendo esta a mais utilizada na decoração de lojas e escritórios. Os Ficus binnedijkii apresentam no Brasil apenas duas variedades.
O grupo arbustivo forma árvores de grande porte, mas podem ser cultivadas dentro de casa em vasos, desde que seja controlado seu crescimento através de podas e controlar a expansão das raízes. Para se ter uma idéia é possivel cultivar o Ficus em forma de Bonsai, que através de técnicas de podas especiais, tornar-se uma réplica em miniatura de uma árvore de grande porte. Um recurso é moldar o formato da copa da planta, através de podas que podem ser feitas durante o ano todo. O fato do Ficus se adaptar bem em vasos é a facilidade de se adaptar a ambientes externos como internos desde que receba luz solar direta todos os dias, não exigem regas constantes, embora seu substrato deva ser mantido úmido, permitindo secar um pouco entre as regas sem problema algum. Embora a poda do Ficus seja durante todo o ano, o melhor seria a poda no final do Inverno, que é a época mais propícia para todas as plantas.
Mas se você acha melhor plantá-lo no jardim, basta retirar o torrão por inteiro do vaso, colocando-o no solo, conforme a profundidade que ele se encontrava no vaso original, mas lembre-se o Ficus possui uma raíz muito forte e resistente que pode quebrar calçadas e danificar tubulações e piscinas, então um cuidado fundamental seria direcionar essas raízes para um local seguro, pode-se usar uma caixa de concreto enterrada no solo, evitando assim que as raízes causem problemas. Você pode controlar o crescimento do Ficus e ter uma bela árvore em sua sala desta maneira: ao adquirir sua muda, geralmente em vasos plásticos pequenos e baixos em torno de 7cm de altura, coloque desde o início uma vareta para servir como tutor da planta, amarre o caule à vareta com nós bem frouxos, para não prejudicá-la. À medida que a planta for crescendo , transfira-a, inclusive com a vareta de apoio, para um vaso maior e com cerca de uns dois anos você terá uma maravilhosa árvore dentro de um vaso. Na Multiflora Fernandopolis você encontra o Ficus em vários tamanhos, desde uma muda em forma de Bonsai, até mudas grandes para chácaras e sítios. Nós fabricamos mais de 200 modelos de vasos em concreto através da Multi Vasos Fernandopolis, são diversos modelos, formas, tamanhos e cores. Acesse multifloranet.com.br
Dicas: Se as folhas do Ficus ganharem uma coloração marrom, regue a planta com mais frequencia.
Temos mudas com o tronco trançado, que dá um efeito diferente e bem original à planta.
Existe o gênero variegado, que dá folhas nas quais as bordas são mais claras, possuindo diversos matizes e cores diferentes.

2 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Fique sempre atualizado!
Receba nossos artigos por e-mail