Publicidade

loading...

Árvores em Vasos - Cultivando Ficus

17:57:00





Cultivar plantas arbóreas não é privilégio de quem possui um amplo jardim, como já postei anteriormente as espécies do gênero Ficus podem se desenvolver em interiores plantados dentro de vasos, tornando-se um importante elemento na composição na decoração de um ambiente.
Me responda qual a característica comum entre Figueira-chorona, Figueira-da-Índia, Unha-de-gato e Seringueira? Apesar da aparente diversidade, todas pertencem à mesma família de plantas, o gênero Ficus.
É comum entre elas uma afinidade botânica, com o mesmo tipo de inflorescência e frutos e uma secreção leitosa. O gênero Ficus é originário de regiões tropicais e subtropicais da África, Europa e Ásia, possui mais de 2000 espécies, sendo a mais conhecida e cultivada a Ficus elastica, conhecida popularmente por Seringueira, a árvore de onde é extraído o látex, que por sua vez dá origem a borracha.
No uso ornamental poucas dessas espécies são utilizadas, devido às suas características próprias, porém podemos dividi-los em três grupos: troncosos, arbustivos e trepadeiras.
Dentre os arbustivos destaca-se o Ficus benjamina, que apresenta cerca de 11 variedades, com diferenças de folhagens e cores, porém a mais apreciada é a Figueira-chorona, todos se encantam com seus ramos de curvatura acentuada, folhas verdes escuras e brilhantes, sendo esta a mais utilizada na decoração de lojas e escritórios.
Os Ficus binnedijkii apresentam no Brasil apenas duas variedades. O grupo arbustivo forma árvores de grande porte, mas podem ser cultivadas dentro de casa em vasos, desde que seja controlado seu crescimento através de podas e controlar a expansão das raízes.
Para se ter uma ideia é possível cultivar o Ficus em forma de Bonsai, que através de técnicas de podas especiais, tornar-se uma réplica em miniatura de uma árvore de grande porte. Um recurso é moldar o formato da copa da planta, através de podas que podem ser feitas durante o ano todo.
O fato do Ficus se adaptar bem em vasos é a facilidade de se adaptar a ambientes externos como internos desde que receba luz solar direta todos os dias, não exigem regas constantes, embora seu substrato deva ser mantido úmido, permitindo secar um pouco entre as regas sem problema algum. Embora a poda do Ficus seja durante todo o ano, o melhor seria a poda no final do Inverno, que é a época mais propícia para todas as plantas.






Mas se você acha melhor plantá-lo no jardim, basta retirar o torrão por inteiro do vaso, colocando-o no solo, conforme a profundidade que ele se encontrava no vaso original, mas lembre-se o Ficus possui uma raiz muito forte e resistente que pode quebrar calçadas e danificar tubulações e piscinas, então um cuidado fundamental seria direcionar essas raízes para um local seguro, pode-se usar uma caixa de concreto enterrada no solo, evitando assim que as raízes causem problemas.
Você pode controlar o crescimento do Ficus e ter uma bela árvore em sua sala desta maneira: ao adquirir sua muda, geralmente em vasos plásticos pequenos e baixos em torno de 7 cm de altura, coloque desde o início uma vareta para servir como tutor da planta, amarre o caule à vareta com nós bem frouxos, para não prejudicá-la.
À medida que a planta for crescendo , transfira-a, inclusive com a vareta de apoio, para um vaso maior e com cerca de uns dois anos você terá uma maravilhosa árvore dentro de um vaso.
Em viveiros de mudas é possível encontrar o Ficus em vários tamanhos, desde uma muda em forma de Bonsai, até mudas grandes para chácaras e sítios.






 Dicas: 

Se as folhas do Ficus ganharem uma coloração marrom, regue a planta com mais frequência. 
Para decoração de ambientes é possível encontrar o Ficus com tronco trançado, que dá um efeito diferente e bem original à planta. 
Existe o gênero variegado, que dá folhas nas quais as bordas são mais claras, possuindo diversos matizes e cores diferentes.






Postagens Relacionadas

2 comentários

  1. Rodolfo Andrade Vilela6 de novembro de 2010 às 17:14

    Tenho 02 árvores grandes de Ficus próximo da varanda da chácara e prox (5 metros) da piscina. Fiz uma vala em volta dos troncos com concreto para vedar as raízes superficiais mas fico em dúvida quanto às raízes profundas, se elas também tem o potencial de destruição de encanamentos. Gostaria de uma orientação do que fazer para não ter que sacrificar as 2 árvores.
    Se puder agradeço a orientação
    Rodolfo Vilela
    ravilela@usp.br

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos,estou com um problema no ficus que tenho plantado em um vaso grande.Está apresentandoqueda das folhas verdes.Basta uma leve brisa e folhas estão caindo.Está ficando pelado de folhas.Coloquei nutriente na terra e também espray nas folhas à questão de um dia.Pergunto se espero alguns dias ou Vc tem alguma sugestão para um tratamento melhor.
    Meu email é 'gilbertopacheco@uai.com.br'.
    Grato,
    Gilberto

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links