Publicidade

loading...

Cambará - Florindo seus Caminhos

19:26:00




Além de ser bonito e barato, a Lantana ou Cambará como é conhecido popularmente, ainda pode ser usado na medicina caseira para combater diversos males. Saiba um pouco mais desta bela espécie.

Nome Científico: Lantana camara
Sinonímia: Lantana mista, Lantana armata, Lantana aculeata
Nome Popular: Cambará, cambarazinho, lantana-cambará, cambará-de-cheiro, verbena-arbustiva, cambará-verdadeiro, cambará-miúdo
Divisão: Angiospermae
Família: Verbenaceae
Ciclo de Vida: Perene
Origem: América Central e América do Sul



Lantana camara pertencente a família botânica Verbenaceae é um arbusto florífero de efeito muito ornamental para o jardim, excelente para a formação de bordaduras e maciços. 
As inflorescências são compostas por numerosas flores agrupadas, formando mini-buquês das mais variadas cores, como rosa, branco, vermelho, amarelo e laranja; sendo muito comum observar, na mesma inflorescência, flores com colorações bem diferentes. Suas folhas são muito pilosas e os seus ramos flexíveis podem ser eretos ou semipendentes.
Para seu cultivo o solo deve ser bem fértil e enriquecido com compostos orgânicos, suas regas devem ser periódicas e cultivado sempre em sol pleno.
Alguns jardinistas afirmam que o cambará pode se tornar com o tempo uma erva daninha no jardim, já que tem grande potencial invasivo, mas como sempre digo, se você tem acompanhamento de um jardineiro experiente jamais tal situação vai ocorrer. 

Na natureza a Lantana camara se não controlada pode ocorrer sua formação descontrolada em grandes áreas, afetando a regeneração de espécies nativas, já que se desenvolve muito rápido. 
Na natureza sua propagação é feita por sementes trazidas por pássaros. É bem tolerante ao frio e suporta podas constantes, sendo assim também é usada para Bonsai. Sua multiplicação é por estacas e sementes, seu preço é bem atraente, quase insignificante se comparado à outras espécies. Possui propriedades medicinais, porém também é considerada planta tóxica e sua utilização terapêutica deve sempre ocorrer com acompanhamento médico.
Suas indicações são variadas, mas entre elas podemos destacar sua utilização para infecções respiratórias, alergias respiratórias, reumatismo, febre e infecções de ouvido.


Suas propriedades são: Balsâmico, diurético, estimulante, expectorante, sudorífera, tônico
Partes usadas: Folhas
Na verdade o que importa mesmo é a beleza que o cambará traz para seu jardim, ao tê-lo com certeza atrairá muitas borboletas e beija-flores. 




Atualizado: 19/05/2016

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links