Publicidade

loading...

Érica Japonesa - Aprenda a Cultivar

16:32:00


A Érica Japonesa é um arbusto ereto, possui muitas flores, além de delicado e e muito belo. Com textura semi-lenhosa, seus ramos são bastante ramificados. Nativa da Nova Zelândia onde é mais encontrada na costa leste, do norte ao sul da ilha, assim como na Austrália, em regiões como a Tasmânia, Victoria e Nova Gales do Sul. É também conhecida com o nome de árvore-chá devido ao famoso navegador inglês James Cook, já que sempre utilizava suas folhas para fazer chá, durante suas explorações pela Oceania. A princípio podemos notar que seu aspecto é mais aberto, porém se aplicarmos podas leves e frequentes podemos chegar a um arbusto mais formoso e compacto. Sua floração acontece na Primavera e no Verão, aprecia muito o frio, desenvolvendo-se melhor em climas mais amenos, condição esta que favorece uma floração em abundância. Suas flores são pequenas nas cores branca, vermelha ou rosa, tanto podem ser simples como dobradas. Suas folhas se caracterizam por uma coloração verde-acinzentado, são diminutas e aromáticas e recobrem por inteiro os ramos deste belo arbusto. A Érica é um arbusto perene que deve ser cultivado sob sol pleno, com solo bem drenável e fertil, enriquecido com matéria orgânica. Deve ser irrigado periodicamente já que na falta de água suas folhas caem e não se regeneram, e nas áreas que já floresceram, não floresce mais. As adubações devem ser periódicas, sua multiplicação é por sementes que são produzidas em grande numero e colhidas após a queda das flores, embora também pode multiplicar-se por estaquia. Este arbusto não tolera calor tropical. A Érica também é muito apreciada na arte do Bonsai, por apresentar naturalmente flores e folhas pequenas. Pode ser plantada em jardim como bordadura, como planta isolada ou em maciços, mas a quem prefira um bom vaso, que aliás fica muito bonito.
Nome Científico: Leptospermum scoparium
Nomes Populares: Érica, falsa-érica, árvore-chá, érica-japonesa, leptospermo
Família: Myrtaceae
Origem: Nova Zelândia e Austrália
Ciclo de Vida: Perene
Divisão: Angiospermae
Floricultura Multiflora Fernandopolis - multifloranet.com.br

Postagens Relacionadas

17 comentários

  1. Olaa
    Parabens.São lindas essas flores, muito delicadas e gostei de saber que é apreciadA na arte de do bonsai, adoro o bonsai.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. comprei uma erica japonesa e agora soube que ela não gosta de calor ,como moro no litoral do rio de janeiro ,onde faz muito calor gostaria de saber como conserva_la em um vaso para que ela permaneça bonita e saudavel.Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. por favor responda_me para o meu bloger.

    ResponderExcluir
  4. Tenho a mesma duvida da Mari, moro no Nordeste e possuo duas Erikas em vasos, como fazer para elas ficarem mais bonitas?
    Favor mandar a resposta para meu e-mail lucrimiranda@hotmail.com. Eu teria como comprar de voces uma Erika vermelha? Obg

    ResponderExcluir
  5. oi não tenho blog, mais pretendo fazer um!
    adorei essa postagem sobre esta linda flor, eu tenho uma dessas em casa igual a essa da foto, e vou fazer um trabalho sobre ela, obrigado por ajudar com algumas informações! beijos anna carolina rio grande do sul!

    ResponderExcluir
  6. oi eu tbem ganhei tres muda de erica japonesa e nao sei como cuidar onde moro e no interior de sao paulo faz muito calor gostaria tbem de saber se elas gosta de sol ou sombra muito obigada sou a dara de pereira barreto pode me manda a resposta pela meu eml lindauramilitaosouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. oi! também tenho uma érica japonesa, moro em teresina - nordeste e gostaria de saber alguma técnica para sobreviver, pois a minha está morrendo, secando,PRECISO DE AJUDA!!!!!!!O QUE EU FAÇO???
    RESPONDER EM email: moema-oliviera@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oi meu nome é Rosangela, moro em Sobradinho ( DF )e tenho uma Erica no meu jardim, ela é rosa, e qdo chega a primavera e verão, o arbusto fica lindo, todo florido. Queria dar uma boa poda nele, pois a altura já chega 1 m e 60 cm.mas tenho medo dele sentir. o que posso fazer? Favor responder para meu email: rosangelaavilez@hotmail.com.
    Grata

    ResponderExcluir
  9. Ola,

    comprei uma erica japonesa, vi e me apaixonei.Pesquisando sobre como cuidar soube que ela não gosta de calor e como moro no litoral do Rio de Janeiro/Cabo Frio ,onde faz muito calor e venta, gostaria de saber como conserva_la em um vaso para que ela permaneça bonita e saudavel. Muito obrigado.
    Por favor, resonda para meu e-mail: marciapgon@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá..
    Preciso de uma ajuda!!
    Montei um jardim de inverno com um paisagista onde ele me indicou uma érica, fiquei apaixonada por ela, recebe sol em pc qte entre 13.00 ate as 14.00hs passados uns dias ela esta c um aspcto seco as forem secaram e as folhas estao caindo. O paisagista me disse q é assim mesmo ela tem esse aspcto apos florir e dp volta ao normal estou achando mto estranho. Como pode uma planta tão linda dp de florir ficar c uma forma seca..
    Por favor responda para mim, pois fiz varias pesquisas e n encontro nada p me ajudar a cuidar melhor dela, como disse fiquei encantada por esta planta e quero cultiva la..
    meu email e ajcsoaris@hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tenho duas éricas chinesas no meu jardim. Uma é rosa e está linda, cheia de flores. A outra, vermelha, não tem um botãozinho sequer... Elas recebem o mesmo sol, água e solo. O que pode estar errado? Favor responder para jualmeida16@gmail.com.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Olá! Gostaria de saber como cultivar erica japonesa na regiao agreste de Alagoas?! Favor responder para marthamsl@oi.com.br
    Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde gostaria da sua ajuda,tenho 3 bonsai um bonsai Erica japonica,um Tuia azul e um Tuia Ouro que estão doentes estão com as folhagens secas,com aspecto de queimado,não sei o que fazer,comprei um fertilizante 10-10-10,mais acabei de ler que não se deve fertilizar quando os mesmos estão doentes,e também comprei um adubo,tenho eles desde agosto desse ano me ajudem por favor!Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Comprei um bonsai da erica japonica e estão com as folhas com aspecto de queimadas;o que fazer?


    grata

    ResponderExcluir
  15. Depois do câncer, percebi que não dava importância pelo que é belo, e valorizar o que está ao nosso redor. Uma delas é o bonsai, mas preciso aprender como passar pelas etapas , uma delas é a época da poda. Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  16. faltou dizer,tipo de terra ou substrato para esta especie e como se propaga!

    ResponderExcluir
  17. Minha erica japonesa esta toda seca. Dos galhos as folhas pq??

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links