Publicidade

loading...

Estresse - A Mente Por Trás da Aparência

14:47:00



Estresse se tornou uma palavra comum nos dias atuais, principalmente em grandes centros urbanos, onde a agitação do dia-a-dia, a competição e as obrigações profissionais dividem espaço com a sensação eminente de perigo, aliado à vida sedentária e maus hábitos de vida, se torna a cada dia que passa a grande doença do século. Stress, basicamente significa a reação do organismo em situações de ameaça: a adrenalina dispara no cérebro e causa taquicardia, aumento da pressão arterial e secreção sudorípara, deixando o corpo pronto para atacar. Sob pressão, o cérebro busca recursos para produzir mais energia e, para isso, joga altas taxas de gordura na corrente sanguínea, comprometendo vários órgãos. Neste caso há dois tipos de sintomas: o físico (dor de cabeça, tensão muscular, queda de cabelo, taquicardia, diabete, entre outros) e emocionais (irritabilidade, emotividade excessiva, lapsos na memória, insônia e apatia). No entanto, em um estressado crônico, essas manifestações podem levar a problemas sérios de saúde, como hipertensão, arteriosclerose, obesidade, infarto, diabetes, problemas respiratórios, baixa imunidade e, também depressão e fobias. Pensa que só o trabalho é responsável pelo stress? A postura de exceder limites, ou o fato de alimentar-se mal e queixar-se de tudo também contribuem para a evolução do stress. Pensamentos negativos, anciedade, amargura, impaciência, avareza, espírito crítico e condenação, fixados durante um longo período de tempo, resultam em desequilíbrios físicos, e o resultado disso além de doenças, são pessoas cada vez mais isoladas, deprimidas, frustradas e indiferentes, que se refugiam em vícios, como alimentos em excesso, cigarros, álcool, calmantes e ansiolíticos.

Estágios do estresse:
Primeiro: alerta - quando o alarme é disparado, ou seja, os sintomas começam a se manifestar, sinalizando que o corpo e a mente precisam de reparos.
Segundo: resistência - O individuo mobiliza energia para a erradicação dos sintomas alarmados e restabelecer um relativo equilíbrio. A tensão na resolução dos problemas tende a reduzir a imunidade e a contrair novas doenças, caso não seja bem sucedido na eliminação dos sintomas.
Terceiro: quase-exaustão - Nessa fase, o processo de cronificação do estresse já está bem avançado. O sujeito se encontra com o "combustível" na reserva, quase sem força para ir abastecer, isso quando sabe onde abastecer.
Quarto: exaustão - Quando o individuo entra em "pane", fica esgotado, sem energia para operar suas tarefas. Se não for tratado urgentemente, pode até provocar a morte.
Na verdade é inevitável aparecerem situações inesperadas em nossas vidas, mas o importante nestes momentos é interpretar a situação da forma mais otimista possível. Não há dúvidas de que, assim como não existe uma fórmula para encontrar o equilíbrio, também não existe uma para alcançarmos um padrão de qualidade de vida considerado ideal a todos, contudo, alguns aspectos gerais contribuem para estruturarmos comportamentos mais saudáveis. Devemos começar pela idéia de harmonia e equilíbrio entre as diferentes áreas de nossa vida. A disponibilidade e dedicação ao trabalho, deve ter o mesmo espaço que nossas relações afetivas com familiares, pessoas que amamos e amizades e jamais se deve negligenciar o lazer, a prática de meditação e da oração também ajuda a reduzir a produção dos hormônios do estresse, como a adrenalina e o cortisol. Ou seja devemos dar mais ênfase em nossas vidas para as coisas boas que nos acontecem todos os dias, valorizar quem esta ao nosso lado, contemplar a natureza que Deus nos deu e sermos felizes a qualquer custo, sabia que rir também é um ótimo remédio? Você já deu um sorriso para alguém hoje? Um abraço? Um bom dia? Mude seus hábitos de vida e com certeza nunca sofrerá com o temido stress.
Floricultura Multiflora Fernandopolis - Youtube.com.br/multifloranet



Postagens Relacionadas

2 comentários

  1. Eu tenho vivido um grau elevado de estress emocional... ainda nao consegui me livrar dele, tenho consciencia disso, e tenho pensado muito o que posso fazer para melhorar alguns sintomas que já estão aparecendo. É cruel... mas tem solução.

    ResponderExcluir
  2. Acho que é importante a divulgação de artigos como o seu. Ainda é difícil tratarmos das dores emocionais de forma correta. Só tomamos consciência e procuramos ajuda quando doí no físico.
    abs
    Eninha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links