Publicidade

loading...

Exacum Affine ou Simplesmente Violeta Alemã

18:03:00


Dia desses recebi na Multiflora Fernandopolis, uma senhora procurando por uma violeta "diferente", que ela tinha visto numa revista enquanto estava esperando para ser atendida num consultório médico aqui da cidade. Rapidamente me lembrei da exacum e assim que mostrei a ela o vaso da planta, seus olhos chegaram brilhar. Conheça agora um pouquinho desta bela espécie:

Nome Científico: Exacum affine
Nome Popular: Violeta-pérsia, violeta-alemã, violeta-da-persa
Família: Gentianaceae
Origem: Iêmen (Ilha de Socotra)
Divisão: Angiospermae
Ciclo de Vida: Bienal
A violeta-persa é uma charmosa planta florífera, herbácea e bienal. Com cerca de 50cm de altura e seu caule é bastante ramificado, com folhagem densa. As folhas são cerosas, ovaladas de coloração verde-escura, com três nervuras bem marcadas. As inflorescências terminais são bifurcadas e apresentam flores pequenas, perfumadas, com cinco pétalas e anteras amarelas e salientes. As flores podem ser brancas, violáceas ou azuis, de acordo com a cultivar. Ocorrem ainda variedades anãs e de flores dobradas. Sua floração é abundante e se estende por todo o ano. O aspecto compacto da planta é natural, portanto ela não necessita de "beliscamento". Sua manutenção se resume a irrigação e uma adubação leve, constantemente, para que floresça em abundância.
Ela pode ser conduzida em estufas, interiores de residências e até mesmo em canteiros no jardim, salvo em regiões de clima frio. Por se tratar de uma espécie delicada doses altas de adubo prejudicam a planta e a deixam suscetível a doenças, então peça orientação profissional na hora de adubar. É uma espécie suscetível à podridão cinzenta (Botrytis sp) e ao ataque de ácaros e insetos.
Deve ser cultivada sob sol pleno e meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. Ela deve ser protegida do sol forte no verão principalmente ao meio dia, evitando assim que as folhas e flores se queimem, porém no inverno a planta cresce melhor sob sol pleno. Multiplica-se por estacas e sementes, na primavera. A violeta-persa é geralmente cultivada em vasos e floreiras. Apesar de ser uma herbácea bienal, no sul do país é cultivada como anual, sendo muito popular.
Floricultura Multiflora Fernandopolis - multifloranet.com.br

Postagens Relacionadas

2 comentários

  1. Muito obrigada.
    Amei saber de tudo isso.
    Tenho uma e é linda, principalmente quando fica na sombra.

    ResponderExcluir
  2. Amo violeta da Pérsia!
    ONDE ENCONTRO P COMPRAR?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links