Publicidade

loading...

O Delicado Zefirantes

09:51:00

Zefirantes, espécie delicada que nos remete a contemplação da natureza, vamos conhecer um pouco da origem desta espécie.

Nome Científico: Zephyranthes candida
Nomes Populares: Zefirantes, carapitaia branca, lirio-dos-ventos e também é chamado por algumas pessoas de lírio-das-chuvas, pois muitas vezes apresenta a floração logo após a chuva.
A origem do nome Zephyranthes candida é originado do latim Zephyrus e significa “Deus dos ventos do oeste”, e candida faz referência aos fungos que lembram as leveduras que ocorrem principalmente na boca e na vagina e pertence a família das Amaryllidaceae.
Sua Origem: Argentina
Porte: pequeno, chega a 30cm
Flores: brancas, solitárias e que se formam na Primavera e Verão, geralmente a flor se abre ao amanhecer e se fecha quando a noite chega.
Prefere clima amêno, com solo rico em matéria orgânica e bem drenado, porém gosta de irrigação frequente.
Pode ser cultivado à meia sombra ou sol pleno.
Dizem que seu cultivo tem dificuldades por se tratar de uma espécie bem delicada.
A adubação deve ser feita uma vez ao ano com NPK rico em P e o cuidado com pragas deve ser constante, já que esta espécie é sujeita a o ataque constante de lagartas.
Significados: suas flores significam "nobreza"
O zefirantes é muito cultivado em floreiras, vasos, nos canteiros formando conjuntos e também é muito utilizado como forração e bordaduras.
Em casa tenho uma jardineira na veneziana do meu quarto, com zefirantes e aspargo, é muito bom abrir a janela e ter tão delicadas plantas desejando bom dia, é revigorante.
Floricultura Multiflora Fernandopolis. Siga-nos no twitter.com/multifloranet

Postagens Relacionadas

1 comentários

  1. Matéria muito boa, mas permitam-me discordar do significado dado ao epiteto "candida" que nomina a espécie, pois nada se relaciona ao fungo que contamina as cavidades bucal e vaginal. O termo no latim denota puro ou inocente, que na iconografia é representado pela cor branca. Em botânica, várias espécies que possuem flores brancas receberam tal epiteto designativo de espécie, ou subespécie. O fungo recebeu como designativo do seu gênero pois as suas colônias tanto "in-situ" como "in-vitro" são brancas, por isso foram chamadas de "Candida albicans".

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links