Publicidade

loading...

Catinga-de-mulata

09:06:00






As folhas desta bela espécie são finas, longas e ovais, originária dos Bálcãs, ela chama a atenção dos brasileiros pelo curioso nome popular de catinga-de-mulata.
Este pequeno arbusto também é conhecido popularmente como atanásia, erva-de-são-marcos, tanaceto, erva-lombrigueira, palma, tasneira, entre outras.
Seu caule reto pode chegar até 1m de altura, prefere climas temperados, é facilmente encontrada na Europa, América do Norte e América do Sul, pertence a família das asteraceae, a mesma da camomila.
Sua floração acontece durante o Verão, com inúmeras flores pequenas de cor amarelo dourado, suas folhas são de tom verde bem escuros, apinhadas com inúmeros folíolos profundamente dentados e possui um odor forte, que vem a lembrar o limão misturado com a cânfora.
Normalmente é encontrada em terrenos baldios, na beira de estradas e mesmo se tratando de uma bela espécie, geralmente, só é utilizada no paisagismo no intuito de afugentar insetos voadores, devido seu forte odor ou em jardins de ervas aromáticas.
Por se tratar de planta com propriedades medicinais, o chá de suas flores e folhas é muito usado para combater principalmente vermes, também em problemas menstruais, no tratamento da gota, gases, problemas de rins, flatulência, é estimulante das víceras e, topicamente, tem sido utilizada contra escabiose.
Embora esta planta seja usada para fins medicinais é preciso muita atenção na sua manipulação, particularmente se tivesse que definí-la em duas palavras, seria: bela e perigosa.
Seus princípios ativos são o ácido tanásico e a tanacetona, que são tóxicos e o seu uso excessivo pode causar intoxicação, vômitos e convulsões, o excesso do seu consumo provoca congestão nos órgãos abdominais, com lesões renais e nervosas, inflamação dos órgãos sexuais e nutricionais, ainda provoca ação vasodilatadora em gestantes, portanto é abortiva.
Fazer o uso de forma indiscriminada desta espécie, confiando apenas em ditos populares e receitas caseiras, passadas de geração em geração sem qualquer tipo de controle, pode causar mais males à saúde do que benefícios, por isso é preciso muito cuidado e atenção ao ministrar suas doses, principalmente para crianças.




Nome Científico: Tanacetum vulgare L.
Família: Asteraceae
Nomes Populares: atanásia, erva-de-são-marcos, tanaceto, entre outras
Origem: Bálcãs
Clima: temperado. É sensível a seca
Solo: arenoso
Folhas: apinhadas com inúmeros folíolos profundamente dentados
Flores: agrupadas em capítulos formando um corimbo denso e aplanado
Floração: no Verão
Porte: de 60 à 90 cm
Luminosidade: sol pleno
Propagação: divisão de raízes e sementes
Dificuldade de Cultivo: nenhuma
Curiosidades: possuí várias propriedades medicinais porém ficou muito conhecida por combater parasitas como os oxiuros, tênia e áscaris. Existem relatos que os antigos gregos e romanos a utilizavam em cerimônias fúnebres, como símbolo da imortalidade.

Postagens Relacionadas

6 comentários

  1. olá guri Victinhuuu
    engraçada ela num tem petalas^^
    i eu tenhu caatinga de ruiva viu kkkkkkkkkkkkkkk

    beijaço guri

    ResponderExcluir
  2. Ooi Victinho

    Realmente o nome nao é nada sugestivo, muito legal nunca podia imaginar que se tratava de uma flor,
    Pena que algumas pessoas fazem uso de uma planta com varios poderes homeopaticos, para fazer a pratica de aborto, é lastimavel.

    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia nem o nome nem indicações. Viu? Quanto temos para aprender com a natureza!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  4. essas plantas tem cada nome que me mijo de rir...
    catiga-de-mulata, comigo-ninguém-pode, Calção-de-velho,Banha-de-galinha...
    muito bom !!
    Belo texto, Victinho !!!
    grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Esta planta tem otimos beneficios.
    Minha mãe se curol da epseriase
    Depois de 20 anos em medicos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links