Publicidade

loading...

Chifre de Veado - Platycerium bifurcatum

10:57:00





Hoje a samambaia chifre-de-veado é muito mais que um simples modismo: é uma das rainhas dos mercados de plantas, dividindo as preferências com a paulistinha e a samambaia-de-metro. A razão é simples: ela é linda, exótica e resistente.
A samambaia chifre-de-veado é especialmente indicada para interiores pois resiste bravamente à atmosfera seca das salas de estar. Isso se deve principalmente à penugem que recobre a sua folhagem. Sempre que alguém com mania de limpeza remove essa camada pensando que é sujeira, a planta se desidrata rapidamente.
No Brasil, a espécie mais conhecida é a resistente Platycerium bifurcatum, que é uma planta de características especiais. Assim como certas samambaias, ela apresenta ao mesmo tempo folhas férteis e estéreis. As férteis ficam bem maiores, e as estéreis são inicialmente verdes e aos poucos vão adquirindo a cor marrom e apodrecem. A chifre-de-veado cresce facilmente dentro de casa, pode ser cultivada numa mistura de partes iguais de composto orgânico e esfagno (musgo) ou apoiada numa placa de xaxim. Olhando para ela você pode não perceber, mas essa samambaia tem raízes, "caule" e folhas.
Na base de suas frondes existe uma espécie de escudo com uma superfície que pode ser lisa, enrugada ou crespa.
Esse escudo é uma folha modificada não dotada de órgão de reprodução, como as demais. Sua função é proteger o "caule" ou rizoma, impedindo que a umidade excessiva prejudique a planta. Do rizoma saem raízes fibrosas e delicadas. No ápice do rizoma fica a coroa, que por sua vez abriga a gema, que vai originar novas frondes. É aí que estão os órgãos de reprodução e a parte mais decorativa da samambaia chifre-de-veado.




Postagens Relacionadas

4 comentários

  1. Tenho uma planta Chifre de veado que está morrendo. Não sei porque motivo.
    Gostaria de tentar recuperá-la o que posso fazer?
    Meu e-mail é iaramarela@hotmail.com
    Só sei mandar fotos pelo e-mail.

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma planta Chifre de veado que está morrendo. Não sei porque motivo.
    Gostaria de tentar recuperá-la o que posso fazer?
    Meu e-mail é iaramarela@hotmail.com
    Só sei mandar fotos pelo e-mail.

    ResponderExcluir
  3. Também tenho uma planta chifre de veado que parece seca, sem folhas, ou está hibernando, já faz um ano assim, será que morreu? O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma chifre de veado e não sei em q tipo de vaso e qual produto eu fico ela no vaso...me ajudem🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links