Publicidade

loading...

Flor-de-abril - Dillenia indica

10:40:00






De nome científico Dillenia indica, a flor-de-abril é uma árvore nativa de Java, onde é popularmente conhecida como maçã-de-elefante e chega a alcançar até 40m de altura. No Brasil, raras vezes excede os 5m de altura, o que a torna muito adequada para a arborização de ruas, parques e pátios residenciais.
A flor-de-abril prefere locais ensolarados e solos úmidos, caso contrário perderá as folhas e ficará com o aspecto de uma planta caduca. Seus frutos são bastantes ornamentais, porém não são comestíveis.
Uma curiosidade a respeito desta árvore é que ela teria sido trazida para o Brasil por ordem de D. João VI e tornou-se costume as pessoas encaixarem moedas sob as calotas dos frutos da dilênia - teria vindo daí o nome popular "árvore-do-dinheiro".

Nome Científico: Dillenia indica
Família: Dileniáceas (DILLENIACEAE)
Nomes Populares: dilênia, bolsa-de-pastor, flor-de-abril, árvore-do-dinheiro, maçã-de-elefante
Luminosidade: pleno sol
Origem: Java
Propagação: sementes
Solo: fértil, argiloso e levemente ácido
Frutos: somente ornamentais
Poda: recomenda-se apenas poda de condução
Curiosidade: Diferente do Brasil, no Panamá, o fruto maduro da flor-de-abril é comido cru ou cozido e serve ainda para o preparo de doces.


Postagens Relacionadas

1 comentários

  1. Eu desconhecia totalmente a existência de tão bela flor, e uma pessoa que encontrei por acaso indicou-me a flor de abril para a cura da artrite. Basta ralar a flor quando ela estiver madura, secá-la ao sol e ter o cuidado de retirá-la do ar livre antes do entardecer, e após a secagem colocá-la em um litro de álcool puro, o de farmácia. Depois de 3 dias ela poderá ser usada, molhando a parte do corpo afetada 2 ou 3 vezes ao dia. Vou experimentar e postarei o resultado aqui.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links