Publicidade

loading...

Lágrimas-de-bebê

08:59:00



Nome Científico: Soleirolia soleiroliii "Aurea"
Nome Popular: Lágrimas-de-bebê, Barba-de-moisés, Planta-da-sorte, Cabelinho-de-anjo
Origem: Córsega e Sardenha
Família: Urticaceae
Porte: de 10cm à 15cm de altura
Clima: ameno
Flores: brancas e abundantes
Multiplicação: por separação de ramagem
Luminosidade: meia-sombra, luz indireta
Irrigação: mantenha úmido, mas sem encharcamentos
Adubação: periódica
Poda: regulares para estimular o crescimento
Solo: fértil, rico em matéria orgânica
Curiosidades: Suas folhas originais são bem escuras, mas com melhoramentos genéticos as folhas ficaram mais claras e até variegadas. Pode substituir a grama em locais de pouco sol, mas não tolera o pisoteio.



Ela encanta os olhos e tem um nome curioso, a Lágrima de bebê não é muito conhecida no Brasil, mas já conquistou seu espaço entre a preferência dos paisagistas. Pode ser cultivado em vasos, canteiros, mas seu charme são nos vasos suspensos e floreiras afixadas em janelas e muros.
Muito exótica, essa forração chegou à pouco tempo no Brasil, originária da região mediterrânea, entre a Córsega e a Sardenha, ela se espalhou pela Europa, Japão e Estados Unidos.
Sua ramagem é rasteira, repleta de folhas verdes arredondadas e com aspecto suculento e pode chegar até 15cm de altura. Na sua espécie original suas folhas são de cor verde escuras, mas com o melhoramento genético é possível encontrá-la na versão mesclada de branco ("variegada") e verde bem clarinho, quase amarelas ("Aurea").
Sua floração é outro espetáculo, a quantidade de flores brancas é grande e encanta os olhos, surgem no final do Verão e início da Primavera.
A Lágrima de bebê prefere o clima ameno, mas já se adaptou em quase todas as regiões do Brasil, desde que não receba sol pleno direto. O solo preferido da Lágrima de bebê é úmido, mas não pode ser encharcado, deve ser fértil e rico em matéria orgânica.
Sua propagação é bem simples e qualquer criança pode fazer, basta fazer separação da ramagem que ela brota rapidamente, porque possui micro-raízes nos caules, a poda periódica ajuda estimular o crescimento da planta.
Ela tem sido muito utilizada para substituir a grama tradicional em locais com sombreamento onde a grama tende a ficar "fraca", mas tenha cautela, a Lágrima-de-bebê não resiste à pisoteio. Por utilizar pouco espaço para raízes, este belo exemplar pode facilmente decorar seu escritório ou demais partes internas de sua residência, desde que tenha bastante incidência de luz, para isso é aconselhável transportá-la pelo menos um vez por semana para ficar ao ar livre e assim recarregar suas energias e suprir suas necessidades.
Ela pode ser disposta em canteiros, em vasos, jardineiras, cestas pendentes e arandelas (vasos de parede), só não pode faltar na sua casa, sua decoração vai ficar mais atraente com a presença desta bela espécie.


Postagens Relacionadas

1 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links